domingo, 6 de novembro de 2011

História da Igreja de Sant´anna Macaé



Os primeiros registros dos Jesuítas em Macaé em 1634, no princípio foi fundada à margem do rio Macaé e próximo ao Morro de Sant'Anna uma fazenda agrícola, que no correr dos anos ficou sendo conhecida como Fazenda de Macaé ou Fazenda do Sant'Anna. Na base do morro, entre este e o rio, levantaram um engenho de açúcar com todas as dependências e lavouras necessárias. Além do açúcar, produziam farinha de mandioca em quantidade e extraíam madeira para construções navais e edificações. No alto do morro foi construído um colégio, ao lado uma capela e um pequeno cemitério, que guarda até hoje os restos mortais de alguns Jesuítas. Em 1759, a fazenda foi incorporada aos bens da coroa pelo desembargador João Cardoso de Menezes, nesta ocasião os Jesuítas foram expulsos do Brasil, imposição feita pelo Marquês de Pombal. A Igreja de Sant'Anna foi fundada um século mais tarde, em 1896, hoje é um patrimônio da cidade.
Conta a lenda que a imagem de Santa Ana foi encontrada por pescadores, numa das ilhas do arquipélago que lhe dá o nome (Ilha de Sant'Anna). Trazida para o povoado, a imagem teria sido colocada no altar-mor da capela dos Jesuítas, desaparecendo misteriosamente no dia seguinte. Foi encontrada alguns dias após, na ilha e levada novamente à capela. O fato repetiu-se mais duas vezes. Na terceira fuga, concluíram os devotos que a Santa sentia saudades da ilha que era avistada do altar da capela. Desta forma reedificaram o templo, voltando sua fachada frontal para o ocidente onde a santa não olhava mais o mar e o arquipélago de onde ela veio e assim a santa nunca mais saiu da igreja.

Esse foi um pouco da historia da igreja de sant´anna em Macaé, na cidade tem e exieste diversas histórias legais e lendas e folclore também.

Abaixo vai a foto do arquipelogo de santana de onde a santa veio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário