quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba


Hoje vou estar falando sobre o parque nacional da restinga de jurubatiba, este parque foi criado em 28 de abril de 1998 por decreto federal, o parque abrange os municipios de Macaé, Carapebus e Quissamã no estado do rio de janeiro. Este parque foi e é o unico de ecossistema de restinga no Brasil.
 No parque já foram encontradas várias espécies de animais e plantas que só existem aqui como: Repteis ( Jacaré do papo amarelo, Cobras diversas, Cágados e outros ), Aves ( Papagaio Chauá, Sabiá da praia, Maçaricos, Jaçanas, Garças, Frango d´água, Gaviões, Socos e outros ), Peixes ( Aracá, bagres, Carapeba, Robalos, Traira, Tainha e outros ), Mamiferos ( Lontras, Capivaras, Cachorro do mato, Tamanduas e outros ).
No parque ainda possui diversas lagoas segue os seus nomes: Lagoa de Cabiunas, Lagoa Comprida, Lagoa de Carapebus, Lagoa Paulista, Lagoa Piripiri, Lagoa Visgueiro, Lagoa Preta. Possui ainda 44 quilometros de praia entre Macaé e Quissamã, o parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ( ICMBio ) pertecente ao Ministério do Meio Ambiente.


 A Proteção dessa beleza natural é feita pelo ICMBio sediado em Macaé, mais conta com a ajuda da  Polícia Militar BPMFMA ( Batalhão de Polícia Militar Florestal e Meio Ambiente ) Sediado em Quissamã, Secretaria Municipais de Meio Ambientes, Guardas Municipais de Macaé, Carapebus e Quissamã e a Polícia Federal sediado em Macaé. A proteção de incêndios florestais no parque possui a Brigada de incêndio Florestal do IBAMA e conta ainda com o 9° GBM ( Grupamento de Bombeiro Militar ) Sediado em Macaé.

O parque é diariamente é estudado pela NUPEM / UFRJ ( Nucleo de Pesquisa Ecologicas de Macaé ) onde um grupo de pesquisadores e professores da UFRJ esdudam e pesquisam esse ecossistema na restinga.

Segue Abaixo as Fotos do parque








Nenhum comentário:

Postar um comentário