sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Macaé recebe o Serviço Móvel de Tomografia




Desde terça-feira (14), até o dia 25 deste mês estarão sendo oferecidos, gratuitamente, serviços de tomografia à população macaense. Uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde do município, os exames estão sendo feitos na Unidade Móvel estacionada na Praça Washington Luiz, no Centro da cidade, das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira e sábado, até as 15h.

Os exames são realizados somente após o agendamento feito pela Coordenação de Controle e Avaliação, que fica à Rua Benedito Peixoto, 90, no Centro da cidade, próximo à Rodoviária de Macaé. É preciso apresentar durante o agendamento o encaminhamento médico, os documentos pessoais e um comprovante de residência.

A responsável pelo Serviço Móvel de Tomografia Computadorizada (SMTC), a médica Márcia Cristina de Oliveira, esclarece que o paciente deve primeiro ir a uma consulta médica para saber se há realmente a necessidade de realizar um exame de tomografia e depois fazer um agendamento na Coordenação de Controle e Avaliação de Macaé.

- Depois do agendamento feito pela coordenação, o paciente deve esperar a data e hora do exame para ir até a Unidade Móvel, na Praça Washington Luiz, para fazer a tomografia, informa a médica. O tempo de espera tem sido, no máximo, dois dias.

O serviço desafoga a rede de saúde do município e adianta os exames agendados dos pacientes com maior urgência. A Tomografia Computadorizada Móvel realiza um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos.

O Serviço Móvel de Tomografia Computadorizada funciona com gerador ou eletricidade externa, tem gerador próprio, capacidade para operar de oito a nove horas por dia, dois aparelhos de ar condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e ainda conta com vestiário para o paciente.

Com informações da Secom/PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário