quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Rede pública de saúde de Macaé terá mais 100 leitos

A população macaense ganhará nesta quarta-feira (22) mais 100 leitos parainternação clínica e cirúrgica. A conquista se deve à parceria entre aPrefeitura de Macaé, a Irmandade São João Batista e a Universidade Federal doRio de Janeiro (UFRJ). A assinatura do contrato de locação de leitoshospitalares será às 14h no auditório do Hospital São João Batista.


O professor daUFRJ, Irnak Marcelo Barbosa, ressalta que esta parceria, além de resgatar afilantropia do Hospital São João Batista, proporciona mudanças na forma depromover a assistência de saúde na cidade. “A presença da universidade cria umcentro de convergência com perspectivas na produção científica. E isso é excelentepara a formação para a formação dos novos profissionais médicos”, disse.


Irnak acrescentaainda a importância da criação de mais 100 leitos do SUS para o município. Eleexplica que, com esta nova realidade, o Hospital Público Municipal (HPM) dámais um passo para o resgate da sua vocação que é o atendimento de emergência.


- Se pensarmos queo HPM conta com 110 leitos, e disponibilizaremos mais 100 no São João Batistaspara internações que necessitem de um período maior, isso trará com certezamais qualidade ao atendimento, observou.


A professora daUFRJ e neurocirurgiã, Jussara Matias Neto Khouri, explica que a parceria tornao Hospital São João Batista um Hospital Escola. A partir do quarto período, osalunos – sempre acompanhados de professores – iniciam suas atividadesentrevistando os pacientes (anamnese) sem tocar no paciente. A partir dosperíodos seguintes, os alunos começam a atender outros procedimentos médicos.


O diretor adjuntoadministrativo da UFRJ, Rosemberg de Araújo Pinheiro, lembrou que além daassinatura do contrato com a Irmandade São João Batista, também será assinado otermo aditivo do contrato entre a Prefeitura e a UFRJ, dispondo sobre o uso doCentro de Estudos Integrados da Saúde no Hospital Público Municipal de Macaé.


As solenidades deassinatura dos convênios contarão com a presença do prefeito de Macaé, RivertonMussi, e do reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professorCarlos Antônio Levi da Conceição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário