quinta-feira, 4 de julho de 2013

XI Conferência Municipal de Saúde começa nesta quinta-feira

Com o tema “SUS: avanços, desafios e humanização”, a XI Conferência Municipal de Saúde deve reunir cerca de 900 pessoas, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), para discussão do setor em Macaé. A abertura do evento acontece nesta quinta-feira (4), às 18h. Já as palestras e os grupos de discussão se realizam por toda sexta-feira (5). 

O objetivo do encontro é discutir e propor caminhos para a melhoria da saúde pública no município. Todos podem participar como convidados ou visitantes, porém, para se inscrever como delegado, o candidato anexou, à ficha de inscrição, declaração da entidade ou associação de classe que representa.

Os temas em debate são os seguintes: “Humanização da Saúde: relação profissional usuário, o que é necessário mudar?”; “Controle social: participação comunitária, o que é necessário mudar para ampliar a participação social?”; “Rede de serviço da saúde e regulação: o que fazer para garantir o atendimento integral e como melhorar o acesso dos usuários, indo além do encaminhamento?”. Ainda na programação, os temas: “Modelos de Atenção Básica: como alinhar a Gestão Pública às necessidades do usuário?” e “Financiamento do SUS: a aplicação dos recursos públicos corresponde ao planejado? Como melhorar esta aplicação de forma transparente”.

De acordo com o secretário de Saúde, o médico Flávio Antunes, as conferências representam espaços democráticos para elaboração dos projetos que possam tornar a saúde pública mais qualificada. “Além disso, a participação da população é importante para sabermos exatamente a demanda”, afirma o secretário, explicando que as propostas serão depois apresentadas na Conferência Estadual de Saúde.

Conferências de políticas públicas - são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletivas de propostas e estratégias de organização. Sua principal característica é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas Políticas Públicas nos próximos anos. À medida que os diversos segmentos envolvidos com o assunto em questão participam do debate promovido na realização de uma conferência, pode-se estabelecer um pacto para alcançar determinadas metas e prioridades, além de abrir um espaço importante de troca de experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário